Governo do Estado lança Novo Mapa Turístico do Rio

Material tem como objetivo divulgar os atrativos dos 92 municípios fluminenses

A Secretaria de Turismo lançou, em outubro do ano passado, na Feira de Turismo das Américas - ABAV 2012, no Riocentro, o novo mapa turístico do Estado do Rio de Janeiro. Em formato dobrável, com informações na frente e no verso, o material tem como objetivo divulgar os atrativos dos 92 municípios fluminenses, fomentando o turismo nas 12 regiões turísticas do estado: Metropolitana, Costa do Sol, Costa Verde, Agulhas Negras, Serra Verde Imperial, Vale do Café, Caminhos Coloniais, Caminhos da Mata, Costa Doce, Baixada Fluminense, Caminhos da Serra e Águas do Noroeste.

- O Estado do Rio de Janeiro é privilegiado por ter, em seu território, um litoral fabuloso, muita natureza e serras incríveis. A ideia é incentivar os próprios moradores do estado, e também turistas brasileiros e do exterior, a visitarem essas maravilhas. Estamos investindo também na difusão do turismo sustentável nos parques estaduais, como, por exemplo, o Parque da Pedra Branca, na Zona Oeste do Rio, e o Parque dos Três Picos, em Teresópolis, que possuem trilhas e cachoeiras belíssimas que pouca gente conhece - afirmou o secretário de Turismo, Ronald Ázaro.

Elaborado em parceria com a Fundação do Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj), a Secretaria do Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o mapa também traz fotos, informações sobre geografia e infraestrutura dos municípios. E, para facilitar a pesquisa e a orientação dos visitantes, ainda faz a segmentação do turismo de acordo com o interesse do visitante: negócios, religioso, rural e histórico-cultural. O potencial fluminense para o turismo de esportivo também é enfatizado na publicação, que indica áreas próprias para a prática de canoagem, surf, mountain bike, rapel, trilhas, montanhismo e windsurf.

O mapa turístico pode ser encontrado na central de informações da TurisRio (Companhia de Turismo do Estado do Rio), no Centro do Rio, e também será distribuído em eventos turísticos.

Divulgação dos atrativos fluminenses entre turistas europeus
Durante o evento, o secretário de Turismo também se reuniu com representantes do governo da Itália, do governo de Roma e do Ministério do Turismo, a fim de discutir um projeto de divulgação dos atrativos turísticos do Estado entre turistas europeus, já pegando carona na realização da Jornada Mundial da Juventude, que acontece no Rio em 2013.

- A ideia é aproveitar a realização de Jornada Mundial da Juventude, que conta com a parceria do Vaticano e da Itália, para apresentar aos turistas italianos e europeus as belezas do estado fluminense. Queremos atingir o grande fluxo de turistas da Europa e mostrar que o Estado do Rio também oferece cultura, história, religião e natureza - explicou Ronald Ázaro.

Esther Medina