TECNOLOGIA: A internet ficou mais lenta ao redor do mundo nesta quarta-feira


A internet ficou mais lenta ao redor do mundo nesta quarta-feira (27março2013) devido ao que especialistas em segurança chamaram de maior ciberataque da História.

O motivo da lentidão no sistema da web é uma briga entre um grupo que luta contra o avanço do spam e uma empresa que abriga sites que deflagrou ataques cibernéticos que atingiram a estrutura central da rede.

Os ataques tinham como alvo o Spamhaus, um grupo de voluntários sediados em Genebra que publica listas negras de lixo eletrônico utilizado por algumas redes de filtrar e-mails indesejados e levaram a um congestionamento do ciberespaço, que pode ter afetado a Internet em geral, disse Matthew Prince, da empresa de segurança norte americana CloudFlare.

De acordo com o Spamhaus, a investida começou na semana passada, depois do grupo colocar na sua lista negra o site de acolhimento Cyberbunker, com base na Holanda, que alegou ter sido injustamente rotulado como um refúgio para o cibercrime e o lixo eletrônico.

Conforme informou o jornal “The New York Times” , a sobrecarga de tentativas de acesso apresentou um volume médio de tráfego de 75 Gbps e atingiu um pico de 300 gigabits por segundo (Gbps). Com 300 Gbps é possível transferir 37 filmes com qualidade DVD ou 55 CDs de música, em qualidade total, em apenas um segundo pela internet.

Os criminosos usaram uma técnica conhecida como DRDoS ou “ataque de negação de serviço refletido”. Nesse ataque, o hacker envia uma solicitação pequena, mas que gerará uma resposta grande, e falsifica a origem da solicitação para ter o endereço alvo. Isso significa que a resposta, com um volume maior, será enviada para o site vítima do ataque.

Usando essa técnica, os hackers conseguiram amplificar uma solicitação de 36 bytes para gerar uma resposta de 3 mil bytes, amplificando a capacidade de conexão deles em cem vezes.

De acordo com a BBC, autoridades policiais em cinco países estão investigando os ataques.

Fonte: Correio , Tvi24