JMJ2013: Novidades da Jornada Mundial da Juventude


O Comitê Organizador Local (COL/RIO) traz uma novidade para a jornada que é um tipo de organização chamada “inteligente”. Assim, as cidades do Grande Rio e do Rio de Janeiro foram divididas por idiomas, para facilitar a participação dos peregrinos nas atividades como as catequeses, missas, palestras etc...

As cidades do Grande Rio e do Rio de Janeiro estão em preparação para acolher os peregrinos – nacionais e internacionais – e uma grande quantidade de famílias se cadastrou para hospedar os jovens. Também estarão à disposição dos jovens peregrinos, alojamentos em escolas e universidades. As inscrições para a JMJ/Rio2013 podem ser feitas até as vésperas do evento.

A jornada oferecerá uma programação como cinemas, teatros, exposições, museus, com o objetivo de garantir a participação dos jovens que não professam a fé católica, mas que irão ao evento.

Segundo Dom Orani – Arcebispo do Rio de Janeiro, o evento contará com a presença de outras denominações religiosas, como a Igreja Anglicana e de religiões monoteístas. “Pedimos a Deus que essa experiência para os jovens de conviver com diferenças culturais possam contribuir para um futuro de mais tolerância e respeito”, disse o Arcebispo.

Sobre a vinda do novo Pontífice, Dom Orani Tempesta testemunha que este será “um grande momento da primeira visita internacional do Papa Francisco ao Brasil” para “falar ao mundo através da juventude e para a juventude.” De acordo com o Arcebispo essa será a segunda jornada realizada na América Latina, e pela primeira vez, com a presença de um Papa latino. “Nesse mundo com tanta falta de valores, tantas obscuridades, temos jovens com grandes ideais. Eles são capazes de deixar suas cidades, seus pais, fazer economias para chegar até o Brasil e lá viverem, durante uma semana, sem muitas facilidades; um encontro com o Santo Padre. Este é um encontro de toda a juventude. A experiência que a pessoa consegue viver na jornada, ela levará para toda a sua vida”, disse o Arcebispo.

Fontes: www.cnbb.org.br e www.santuariodasalmas.org.br

Sebastião Menezes