OPINIÃO: Internauta critica o Legislativo de Natividade por ter rejeitado por maioria o Projeto Emenda 01/2013, que pedia transparência nos atos do Executivo


Roberto Filho
Compete ao legislativo fiscalizar as ações de executivo 

E assim eu começo minha critica a postura vergonhosa da maioria dos vereadores do município de Natividade, hoje, após reunião ontem que votou matéria referente a inclusão do inciso XXXVI ao artigo 68 da Lei Orgânica do Município de Natividade.

Sabendo da função de fiscalizar, como a maioria da câmara municipal abre mão de um importante instrumento de informação para realização de suas obrigações como representante do povo. É uma clara manifestação, irresponsável, da vontade de se eximir do saber sobre o que anda acontecendo no poder o qual deveria fiscalizar. É deixar que se faça e que não se preste conta a quem deveria.
A informação não só deveria ser entregue o mais breve possível a casa legislativa, como também deveria ter ampla divulgação nos meios de comunicação local e em todos os lugares onde a população tivesse acesso diário. Diferente do que acontece, que quando é de “fácil” acesso, a informação fica pendurada no mural lá na prefeitura.

É uma atitude vergonhosa, senhores vereadores, votarem contra uma medida que dá transparência e que da a possibilidade a vocês de reduzir os gargalos da informação, possibilitando fiscalizar em menor tempo as ações do executivo.

Muitos cidadãos estão mudando, movimentos de conscientização em nosso município estão surgindo e com atitudes assim vai ser cada vez mais difícil que consigam se reeleger. 

Não estou aqui questionando algo qualquer, estou questionando o dever de vocês de assumirem para si as responsabilidades que têm, e que ganham muito bem para isso, e tratarem com mais seriedade as matérias que são tratadas. Não devem sucumbir a interesse dos desinteressados, ou daqueles que o interesse é diferente do interesse PÚBLICO. Vocês não são eleitos para representarem os seus interesses, mas os nossos. Cidadãos que trabalham todos os dias para financiarmos o trabalho de vocês. Vocês trabalham para nós e não devem se esquecer disso.

Este texto tem o objetivo de reflexão do papel de vocês e das decisões que vocês têm tomado. 
Hoje as redes sociais têm nos dado força e aumentado o debate sobre suas ações. Se necessário for, iremos trabalhar incansavelmente para mudar esse paradigma que só atende cada vez mais o interesse de alguns pequenos grupos enquanto a população vive de esmola, estatísticas manipuladas e discursos vazios.

Mais um desabafo de um cidadão que ama Natividade, de muitos que já vieram e que ainda virão, e que a muito vêm, junto com diversos amigos, demonstrando a esperança de uma mudança real.

Queria também parabenizar a aqueles, que por mais que estejam me menor número, observo sempre o interesse em construir as bases para uma mudança. Tenho acompanhado o trabalho de vocês também.

Roberto Filho
Graduado em Administração pela UFF,
especialista em Gestão Educacional Integrada pelo ISEAC
e mestrando em Engenharia de Produção pela Universidade Candido Mendes