Hospital de Natividade é condenado a indenizar Chico da Saúde


O Juiz do Trabalho Gilberto Garcia da Silva, responsabilizou o Hospital de Natividade por Danos Morais em ação impetrada no Tribunal Regional do Trabalho pelo ex-funcionário do Hospital de Natividade Francisco José Martins Bohrer – Chico da Saúde.

A ação  questionava a jornada de trabalho e solicitava seu desligamento do quadro da instituição, sendo julgada em audiência  realizada no ultimo dia 27 de junho na Vara do Trabalho em Itaperuna, onde o reclamante Sr. Francisco Bohrer – Chico da Saúde, teve seu direito reconhecido pela direção do Hospital, além do reconhecimento de carga horária de 20 horas semanais. Na mesma ação o Hospital de Natividade foi multado por Danos Morais. 

Francisco foi contratado em 1990 inicialmente como enfermeiro e ocupava nos últimos anos a função de Assessor de Diretoria, trabalhando em horários flexíveis de acordo com a necessidade do serviço, já que à época da contratação era o único  profissional da categoria na instituição.

Nº do precesso:0001927-74.2012.5.01.0471

O fato ganhou as ruas nessa semana após o pronunciamento da Vereadora Dra Ivete na câmara. A vereadora lembrou ainda, que todas as ações envolvendo a CPI movida pela câmara de vereadores foram derrotadas o que demonstrou claramente, que a casa acabou sendo usada na construção de um projeto político em favor do grupo governista.

Entenda o caso:

Em 2012, o Hospital forneceu a Prefeitura de Natividade documento que apontava que Francisco, à época Vice-Prefeito,  teria uma carga horária  de 40 horas semanais na instituição. Tal fato, associado a outras questões, desencadeou uma série de problemas e  culminou em procedimento administrativo no órgão municipal, para apuração das supostas irregularidades.

O procedimento acabou na abertura de uma CPI na Câmara de Vereadores de Natividade, que foi interrompida por determinação judicial, após a constatação de diversas irregularidades em seu funcionamento.

A abertura de CPI acabou gerando um grave fato político que foi utilizado incessantemente pelo atual prefeito na disputa eleitoral e publicado em diversos meios de comunicação impressos do noroeste e também através da internet.

O Servidor Público Francisco Bohrer – Chico da Saúde foi candidato a Prefeito nas eleições de 2012 em Natividade e o fato acabou prejudicando seu desempenho na campanha eleitoral.