Natividade promove Oficina para Gestão de Resíduos Sólidos

Foi realizado, na terça-feira, 11, no auditório do Centro Administrativo Ganha Tempo, numa promoção da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Natividade, a primeira oficina voltada aos catadores de materiais recicláveis do município.

Durante o evento, além de assistir a vídeos e palestras, os catadores puderam participar de uma pequena dinâmica, voltada a capacitá-los para o melhor desenvolvimento de suas atividades.
Segundo a subsecretária de Meio Ambiente, Maria Inês Tederiche Miccichelli, esta oficina, a primeira de quatro que acontecerão ainda este mês, faz parte dos passos necessários à elaboração e execução do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, atendendo às exigências da Lei 12305/12, que será apresentado em audiência pública a ser realizada no dia 14 de março.
A iniciativa mantém Natividade à frente das demais cidades do Noroeste Fluminense, sendo o primeiro município a elaborar e discutir, com os principais atores sociais, o seu próprio Plano de Gestão de Resíduos Sólidos.

Na opinião de Juliana Solto Jardim, representante e responsável pelo Programa de Coleta Seletiva Solidária do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), participante do evento, Natividade deu um grande passo para enfrentar o mais sério problema ambiental da atualidade, a disposição correta dos resíduos sólidos.

Na quinta-feira, 13, está prevista a realização da segunda oficina, as 14 horas, também no auditório do Ganha Tempo, voltada aos Agentes Comunitários de Saúde.

Para a sexta-feira, 14, está programada a terceira oficina, no mesmo local, às 18 horas, com os profissionais do setor de Educação das redes municipal e estadual de ensino.

Além disso, está sendo estudada a possibilidade da realização da quarta e última oficina da séria, na segunda-feira, às 14 horas, no Plenário da Câmara Municipal, ministrada aos funcionários da Prefeitura.

Fãpage Oficial da PMN