Varre-Sai RJ - Morte por febre maculosa deixa população alerta

Após a morte de três homens por febre maculosa em Natividade mas pessoas de Varre-Sai, a Prefeitura de Natividade instalou duas placas de advertência sobre a suspeita de infestação por carrapatos tipo estrela nas margens do rio Carangola.

Segundo informações de pessoas de Varre-Sai cerca de quase 30 outras pessoas também pescaram no mesmo local em Natividade RJ. Segundo orientações do Dr Albino (Itaperuna RJ) pessoas estão sendo transportadas para Itaperuna para fazer exames. Os sintomas são os mesmos febre altíssima de 40 graus e infecção.

O vilão é este carrapato que a gente chama popularmente de vermelhinho, que na verdade é o filhote do estrela. Na maioria das vezes, a gente divulga esse maior, mas não é ele que transmite a febre maculosa aos homens. É o filho dele, que é mais ou menos do tamanho da cabeça de um alfinete. São esses que podem transmitir, caso estejam com a bactéria. Eles estão presentes nos meses mais frios do ano.

A capivara, comum em leitos de rios, é a principal hospedeira de uma bactéria que sobrevive dentro das células dos carrapatos.

Algo na saúde pública muito sério vem acontecendo nos municípios de Natividade e Varre-Sai. ALERTA TOTAL !

FONTE: Lider FM (Varre-Sai)