Unidade do CETEP/FAETEC é inaugurada em Natividade

Com a presença de diversas autoridades e a população local, foi inaugurado no final da manhã desta sexta-feira (07), em Natividade, o Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep). A nova unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, é fruto de uma parceria com a prefeitura. Localizada na Avenida Mauro Alves Ribeiro Junior, nº 50, Balneário, a escola atenderá à população da cidade e de municípios adjacentes, com a abertura de vagas já no início de 2015.

A presidente da Faetec, professora Maria Cristina Lacerda, que estava presente na solenidade, ressaltou a importância dessa escola na valorização do interior fluminense, ao contribuir para o crescimento da cidade, possibilitando a permanência de profissionais na sua terra natal, sem a necessidade de deslocamento para a capital.

– A Faetec cumpre seu papel ao implantar uma unidade de qualificação profissional no Noroeste Fluminense. O município merece uma unidade como essa, que caminha junto ao desenvolvimento econômico do Estado do Rio de Janeiro. Queremos que a população local se aproprie destas oportunidades geradas pela Faetec – destaca a educadora.

Já o prefeito interino Fabiano França Vieira, exaltou a conquista, ressaltando que este é mais um sonho que se realiza.

- É um sonho que se torna realidade. Agora nossos jovens terão uma oportunidade a mais para se qualificar. Vamos abrir o leque de possibilidades. Apesar de todas as dificuldades que estamos enfrentando, as coisas não estão paradas. Com muita alegria, aproveito para anunciar, inclusive, que as obras do quartel do Corpo de Bombeiros deverão começar já na semana que vem, – disse o político.

Em Natividade, cerca de 1.800 vagas serão oferecidas por ano em cursos de curta duração, que variam entre 12 e 20 semanas. Inicialmente, serão ofertadas qualificação nas áreas de informática, idiomas e gestão e negócios.

No local, foi instalado ainda um polo da Faetec Digital. O projeto do Centro de Democratização Digital (CDD) visa consolidar a bandeira de Inclusão Digital da Rede. Ao todo, são mais de 100 no Estado, atendendo a população com máquinas modernas, salas climatizadas e profissionais que auxiliarão a tirar dúvidas e manusear o computador.

O polo garante à população serviços gratuitos que necessitam da utilização de internet, como impressão de contas de luz, água, marcação de vistoria no Detran-RJ, entre outros. Por meio do acesso a serviços online, o CDD é a porta de entrada de que muitas pessoas necessitam para o mundo da informática.

Desde sua inauguração, em 2007, a Faetec Digital já atingiu a marca de mais de dois milhões de acessos. Com a chegada do novo centro, os usuários poderão realizar pesquisas escolares, navegar nas redes sociais, receber e enviar e-mails, e ainda ter acesso a serviços básicos como impressão da segunda via da conta de luz, água e telefone. 

 Rádio Natividade – Fotos: Vanderson Garcia