O novo ponto de leitura

A ação de cidadania “Livros para você levar, ler, devolver”, de iniciativa de membros da comunidade natividadense, conta agora com mais um ponto de leitura no município. O novo local, onde a comunidade encontrará disponíveis livros de variadas temáticas, é a Padaria da Dona Maria, no bairro Sindicato, na Rua Governador Roberto Silveira, n. 47, ao lado do Açougue São Cristóvão.

 Desde a instalação dos primeiros pontos em 2010 já foram disponibilizados mais de 2.850 exemplares de livros para a comunidade. Vários leitores, que se utilizam destes espaços, têm levado para estas estantes novas publicações que são cadastradas e colocadas novamente nos pontos de leitura.

Estas pequenas bibliotecas livres permitem que qualquer pessoa possa pegar os livros livremente, levar e desfrutar de uma boa leitura ou mesmo escolher um exemplar para adquirir novos conhecimentos. A idéia básica dessa iniciativa é a democratização do acesso à leitura e, ao mesmo tempo, ser um agente de educação e popularização de conhecimentos que ajudam a construir um Brasil melhor e mais solidário.

Atualmente estão funcionando quatro pontos de disponibilização de livros da ação de cidadania“Livros para você levar, ler, devolver” nos seguintes locais:

01. Avenida Amaral Peixoto, 14 (Sindicato dos Servidores Municipais);
02 Rodoviária de Natividade (Bar da Rodoviária),
03. Rua Mons. Miguel dos Reis Melo, 33 (Supermercado Sansão)
04. Rua Governador Roberto Silveira, 47 (Padaria da Dona Maria)

O ponto de leitura da Avenida Amaral Peixoto, 5 (Eletrônica Fitaroni) foi desativado em face da mudança de locatário da loja.

Livros não devem ficar parados. Eles devem circular para que seu conteúdo gere novas ideias em quem os lê. Assim o conteúdo de um livro passa a ser propriedade coletiva depois de um determinado tempo, podendo ser usado por todos, em nome do bem comum.
Se você gostou desta ideia, divulgue-a.

Se você quiser participar, libertando seus livros, entre em contato: livrosparavoce@gmail.com