Sindicato disponibiliza livros sobre acessibilidade de graça

Os livros disponibilizados tratam do tema acessibilidade, ou seja, da possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meios de comunicação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.

Nos livros são tratados temas sobre as barreiras arquitetônicas e urbanísticas e os entraves ou obstáculos que limitem ou impeçam o acesso, a liberdade de movimento e a circulação com segurança das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

Alguns mostram estudos feitos em várias cidades mostrando as necessidades de adaptação dos elementos de urbanização, dos desenhos e da localização do mobiliário urbano, da acessibilidade nos edifícios públicos ou de uso coletivo e/ou privado,  da acessibilidade nos veículos de transporte coletivo, da acessibilidade nos sistemas de comunicação e sinalização.

Sobre a eliminação de barreiras na comunicação os livros mostram mecanismos e alternativas técnicas que tornam acessíveis os sistemas de comunicação e sinalização às pessoas portadoras de deficiência sensorial e com dificuldade de comunicação, para garantir-lhes o direito de acesso à informação, à comunicação, ao trabalho, à educação, ao transporte, à cultura, ao esporte e ao lazer.
Outros livros mostram exemplos de sucesso de pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

A ilustração é a capa de um dos livros disponibilizados: Arte Um olhar muito especial Visão. Este livro reúne informações sobre artistas com deficiência visual, o que, antes de tudo, mostra o potencial criativo de pessoas que não desistiram de continuar a sonhar e, principalmente, de realizar, de fazer acontecer, seguindo adiante com seu trabalho, suas vidas e revelando, por meio da arte, o talento humano nas mais belas manifestações.

Aproveite esta oportunidade e venha pegar seu exemplar, de graça, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Natividade na Avenida Amaral Peixoto, 14, no centro da Natividade.